quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

BARCOS DE CAMOCIM DEVEM FICAR ALERTAS À PESQUISA SÍSMICA NO MA

A Chariot Oil & Gas iniciará, nesta sexta-feira (19), sua atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D na Bacia de Barreirinhas (MA). A pesquisa sísmica é a primeira etapa da cadeia exploratória do petróleo. O navio sísmico Polarcus Alima será responsável pela atividade e terá preso à sua popa um arranjo com fontes de energia sonora e mais 12 cabos com 8.100m de comprimento cada. 
O arranjo de fontes emite ondas sonoras em direção ao solo oceânico, que são refletidas, retornando à superfície e sendo captadas e registradas pelos hidrofones, permitindo o mapeamento do subsolo. O final dos cabos sísmicos é sinalizado com boias. As embarcações Vos Theia e Ocean Route também farão parte da operação, orientando as embarcações na área e fazendo o apoio à atividade.
A atividade tem duração máxima estimada de 45 dias e será realizada pela empresa de geofísica Polarcus. 
A área dos blocos está a uma distância mínima de 65km da costa (Ilha de Santana) do município de Humberto de Campos no estado do Maranhão, com profundidades locais entre 50 a 2500m. Com relação ao município de Camocim a área da atividade se encontra a uma distância mínima de 270km, porém, há registro de embarcações de Camocim que navegam ou pescam nas proximidades. 
Durante a atividade, existirão agentes de campo percorrendo os principais portos de pesca da região, realizando abordagens para reforçar a localização da atividade, rotas de navegação, procedimentos de segurança e comunicação. O término da atividade está previsto para o final do mês de Março.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:12hCom informações da Cardume Socioambiental