segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CGU ENCONTRA MEDICAMENTOS VENCIDOS EM LIXÃO DE CHAVAL

Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) do Ceará apontou uma série de supostas irregularidades em programas federais em 7 municípios. Com superfaturamentos e desvios em merenda e transporte escolar, foi apontado até uso de dinheiro público para construção de banheiros em bares dos municípios.
Em Chaval, Prefeitura construiu sistemas de abastecimento de R$ 729 mil em região que já vivia colapso d’água - sem ter o que armazenar nos equipamentos.
A Prefeitura de Chaval argumenta que adutora da Cagece é esperada para a área, e que o sistema irá armazenar essas águas. Em todos os municípios auditados, foram apontados problemas envolvendo recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), sobretudo com o transporte e merenda escolar.
Uma irregularidade comum foi a terceirização total do transporte - a subcontratação -, que permitia que empresas sem quaisquer veículos vencessem licitações do serviço. Casos assim foram apontados em todos os municípios, chegando a prejuízo de até R$ 306,2 mil em Chaval.
A Prefeitura, no entanto, questiona a acusação, afirmando que, embora o serviço seja realizado por terceiros, todos os encargos do contrato recaem sobre a empresa contratada. Outro caso comum envolvia o superdimensionamento de distâncias contratadas para o transporte. Além disso, uma equipe da CGU identificou mais de 5 mil comprimidos de remédios com validade vencida em lixões do município. A gestão argumenta que remédios foram adquiridos pela gestão anterior.
Lá vou eu: Lembrando que a gestão anterior, no caso de Chaval, era comandada pela tia e aliada do prefeito atual. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:00h
Com informações de O Povo Online / Foto: CGU