segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PENSAR SAUDÁVEL

PENSAR  SAUDÁVEL
(Fabiana Silva - Psicóloga)
Frequentemente as pessoas buscam ajuda por se sentirem incomodadas com comportamentos e atitudes que consideram desagradáveis para si mesmas ou para as pessoas com as quais convivem. Tais comportamentos podem ser, desde descuido com a saúde, estética, dificuldades de relacionamento e tomada de decisões, adiar tarefas, reagir sem pensar, não conseguir estudar, até atitudes ansiosas ou agressivas, entre outras. 
Para a Terapia Cognitiva, todos os comportamentos são resultados de processos emocionais e de pensamento. Isso significa que se a pessoa tem crenças disfuncionais (erradas e às vezes inconscientes) do tipo “não sou capaz” “ninguém me ama” “sou um fracasso” “Não mereço coisas boas”, apresentará pensamentos e emoções que implicarão fortemente nos seus comportamentos.
Dessa maneira, ninguém nunca age de alguma forma por acaso, ou por querer. Durante o decorrer de sua vida, crenças foram fortalecidas e pensamentos distorcidos  sobre si, as pessoas e as situações, foram construídos e “alimentados”. Inclusive em situações mais severas são fontes ou ganham mais força com a presença de transtornos mentais, tais como: Depressão, Transtorno de ansiedade Generalizada (TAG) transtornos alimentares, transtorno obssessivo-compulsivo (TOC), entres outros.
No entanto, essas crenças podem ser reestruturadas e os pensamentos podem ser transformados, através de autoconhecimento e um processo de reestruturação cognitiva para aprender a pensar de forma mais realista e saudável.   Fiquem em paz.
Fabiana Silva - Psicóloga CRP-11/10203 (Terapeuta Cognitivo-Comportamental).
Graduada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Atendimentos: segunda e terça-feira, no período da manhã e tarde, na Center Clínica, em frente ao antigo Sesp. Mais informações na sua página no Facebook (AQUI).