sábado, 5 de março de 2016

AS REDES SOCIAIS E COMO ELAS TÊM NOS AFETADO

AS REDES SOCIAIS E COMO 
ELAS TÊM NOS AFETADO 
(Lia Álvares)
Sempre que passo por um restaurante ou qualquer lugar do tipo, onde existem muitos jovens na mesa, ou até mesmo por uma roda de amigos, vejo que 80% deles estão com os olhos grudados no celular. Postando fotos de onde estão, dizendo o que estão fazendo, e até o que estão comendo e/ou bebendo.
Me pergunto qual foi o momento decisivo em que essas coisas nos afastaram tão abruptamente. Não sei dizer qual foi, mas posso dizer como isso é terrível.
Vejo pessoas inventando na internet uma vida que elas não tem, sendo pessoas que elas não são. Também vejo aqueles que adoram julgar uns aos outros, e dão opinião sobre assuntos que sequer conhecem. E por qual motivo fazem tudo isso? Por “likes” e “seguidores”. Como isso se tornou tão importante e crucial a ponto das pessoas fazerem todas essas coisas? Vejo egoísmo, narcisismo, e pouquíssimas vezes, compaixão.
Nós não podemos deixar que as redes sociais tomem as rédeas da nossa vida real.
Um emoji, uma foto, ou um áudio, jamais vai substituir um olho no olho, jamais vai substituir um abraço e tão pouco a presença. Estamos na geração que valoriza o fútil, e esquece o que realmente importa. A internet é boa? Sim, ela é maravilhosa, e é de grande ajuda. Mas como todas as coisas na vida, tudo aquilo que é demais, é prejudicial.
Precisamos ter controle, e valorizar as pessoas que estão realmente ao nosso lado.
Não podemos nos limitar a uma simples curtida, é preciso bem mais que isso, nós somos muito mais que isso.
Somos cheiros, toques, beijos, abraços e sensações. E isso a internet, por sorte, ainda não nos permite fazer. 
Vamos aproveitar quem está ao nosso lado agora, porque o dia de amanhã, é sempre incerto. Vamos aproveitar e comer um belo prato, sem tirar uma foto antes. Vamos nos permitir curtir uma paisagem, e não somente olhar a tela do celular, perdendo assim tudo de bom que acontece a nossa volta. A vida é linda, e precisa ser vivida!
Lia Álvares