. CAMOCIM ONLINE: CONCURSO DA PMCE: FUNECE ORGANIZARÁ E EDITAL SAI ATÉ ABRIL
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

sexta-feira, 4 de março de 2016

CONCURSO DA PMCE: FUNECE ORGANIZARÁ E EDITAL SAI ATÉ ABRIL

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) será a organizadora do  concurso para Soldado da Polícia Militar do Ceará (PM-CE). Ainda há trâmites burocráticos  que impedem o anúncio oficial. A comissão responsável pelo concurso afirmou que não pode dar detalhes do processo de escolha e não confirmou nem negou a informação. A expetativa é que o edital seja publicado até abril.
De acordo com o termo de referência confeccionado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), a seleção oferecerá 4.500 vagas para o cargo de soldado, com previsão de preenchimento de 1.500 por ano, até 2018. O texto vai ao encontro da declaração dada em novembro passado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira.
O documento estabelece parâmetros do concurso, visando a orientar a organizadora na confecção do edital. Nele, também consta o total de oportunidades, 450 vagas serão destinadas a mulheres, e as demais aos homens. O nível de escolaridade permanece sendo o médio. Requisitos do concurso anterior, como idade entre 18 e 30 anos até a data da matrícula no curso, bem como altura mínima (1,62m para homens e 1,57 para mulheres) ainda não estão confirmados. A taxa de inscrição deverá ser de R$ 80. A remuneração inicial, referente ao ano de 2015, é de R$ 3.135,08.
A Academia também estabelece as fases do concurso: a primeira etapa será de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões de certo ou errado, sendo 60 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática Básica) e outras 60 de Conhecimentos Específicos (Legislação da Polícia Miliar do Ceará e artigos 5º e 144 da Constituição Federal).
Além da primeira etapa, de prova objetiva, o termo de referência elaborado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE) para o concurso de soldado da PM ainda prevê outras fases. A segunda etapa da seleção será de inspeção de saúde, de caráter eliminatório, que consiste em exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Posteriormente, os aprovados passarão prova de capacidade física, também eliminatória.
Segundo o documento, serão três testes: barra, abdominal e corrida de 12 minutos. No primeiro, os homens deverão realizar três repetições, enquanto as mulheres deverão permanecer oito segundos. No teste abdominal, os concorrentes deverão realizar 35 (homens) e 28 (mulheres) repetições em um minuto. Por fim, os participantes deverão completar, em 12 minutos, 2 mil metros (homens) e 1.600 metros (mulheres). 
O termo ainda prevê avaliação psicológica, também de caráter eliminatório. A última fase será o curso de formação profissional, eliminatório e classificatório. Segundo o documento, todas as fases acontecerão na capital, Fortaleza. Os habilitados no exame intelectual passarão por inspeção de saúde.
Postado por Tadeu Nogueira às 14:00h
Com informações do Nuce e Folha Dirigida

0 comentários: