terça-feira, 22 de março de 2016

MEMORIALISTA CEARENSE CHRISTIANO CÂMARA MORRE AOS 80 ANOS

O pesquisador e colecionador cearense Christiano Câmara morreu na madrugada desta terça-feira (22) aos 80 anos, em decorrência de problemas cardiorrespiratórios. Ele estava internado em um hospital particular de Fortaleza desde o fim de fevereiro. 
O cearense, natural de Fortaleza, era detentor de um dos maiores acervos culturais do estado. Junto com a esposa, Douvina Câmara, com quem era casado há 59 anos, era responsável pela manutenção do acervo com fotos, discos, livros e equipamentos antigos que mantinham em casa, na Rua Baturité, conhecida como Rua da Escadinha, no Centro. Christiano deixa esposa, duas filhas e cinco netos. O velório acontece na funerária Ternura, no Bairro Aldeota. O sepultamento está previsto para 16h30, no cemitério São João Batista.
Lá vou eu: Em 2009, durante um congresso de cinema e vídeo, tive a oportunidade de conhecer a história de Christiano Câmara por intermédio do curta "Rua da Escadinha 162". Nele, o próprio Christiano, em uma espécie de monólogo, discorre de forma impressionante sobre a história da música. Fiquei impressionado com a gama de informações contidas naquele cérebro. No mesmo instante lembrei do nosso memorialista, Artur Queirós. Um mais comedido, o outro, no caso, Christiano Câmara, sempre inquieto, agitado, exalando informações por todos os poros. Uma grande perda, mas seu legado ficará para sempre, como uma importante parcela de perpetuação da história do Ceará. Cumpriu sua missão. Confira AQUI o vídeo. 
Postado por Tadeu Nogueira às 13:33h
Com informações do G1CE