sábado, 5 de março de 2016

PENSAR MAGRO

PENSAR MAGRO
(Fabiana Silva) 
Durante a vida, as pessoas vão construindo crenças disfuncionais e pensamentos distorcidos (irreais) sobre tudo que assimilam do meio a sua volta. Com a alimentação não é diferente. Algumas pessoas que sofrem com a obesidade, às vezes tentam de tudo. Dietas, praticam exercícios, mas nada parece dar certo.
No entanto, o problema pode estar na visão distorcida sobre o ato de comer, sobre a alimentação. Dificilmente conseguirá seguir as dietas ou emagrecer para a vida inteira, alguém que vive uma compulsão alimentar, que deposita na comida toda a solução para suas frustrações pessoais, que vivencia a fome emocional.
Fome emocional ou psicológica, não está associada à manutenção da vida, não come porque tem fome física, mas porque “eu estou ansioso” “eu não vou jogar fora” “eu me sinto feliz quando como (determinada comida)”, “eu estou estressado com o meu trabalho ou meu relacionamento”, ou apenas porque a comida está lá a sua disposição, a pessoa não consegue controlar o impulso, e come.
Existe um programa chamado Pense Magro, criado por Judith Bech, psicóloga americana, que é aplicado por psicólogos cognitivo-comportamentais, e auxilia na mudança de pensamento das pessoas sobre sua alimentação, favorecendo o ato de comer de forma saudável. Nesse programa, fica claro para a pessoa que ela precisa antes de tudo de autoconhecimento. A dica é aprender com os momentos de compulsão. Observe o que lhe fez exagerar, foi uma raiva, uma alegria, uma ansiedade?! Ou muita comida saborosa mesmo?! Cada pessoa segue um padrão. Descubra o seu e crie novas alternativas para fugir da fome emocional.
Nesse programa o psicólogo trabalha algumas questões com o paciente, e estes passam por um período de auto-observação e aprendizado sobre seus próprios padrões alimentares. Claro que o aprendizado vai pra vida inteira, e com acompanhamento psicológico a pessoa tem mais chance de seguir a dieta indicada pelo nutricionista, e de manter em sua vida hábitos saudáveis.
Fabiana Silva
Psicóloga CRP-11/10203 (Terapeuta Cognitivo-comportamental)
Mais informações acessar a página: facebook.com/fabianasilvapsicologa