. CAMOCIM ONLINE: CAMOCIM E GRANJA MANTÊM CE NO TOPO DA PRODUÇÃO NACIONAL DE CAMARÃO
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

segunda-feira, 25 de abril de 2016

CAMOCIM E GRANJA MANTÊM CE NO TOPO DA PRODUÇÃO NACIONAL DE CAMARÃO

Localizada entre os municípios de Granja e Camocim, a Empresa Aquafort, ao longo de seus 15 anos, tem contribuído para manter o Ceará no topo do ranking nacional da produção de camarão. A carcinicultura praticada na região do Rio Coreaú mudou a realidade dos moradores da zona rural dos dois municípios, que tinham na agricultura de subsistência sua única fonte de renda. 
João Rodrigues de Matos é um dos chefes de família que trocaram o roçado pelo manejo do camarão em busca de uma renda melhor no fim do mês e, segundo ele, o trabalho tem compensado: “Antes, nós ficávamos na dependência do roçado. Hoje, a renda está garantida com o manejo do camarão durante o ano todo, o que significa crédito no comércio. Todos recebemos o salário-base mais acréscimos, dependendo da função”. 
Instalada numa área de 611 hectares, com 491 deles dedicados ao cultivo do camarão, a fazenda trabalha com 35 viveiros de engorda e 18 viveiros berçários, construídos numa área de manguezal com total aproveitamento de captação das águas do Rio Coreaú, que abastece os tanques de água salgada, mantidos sob a influência das marés. Após a despesca, a água é direcionada para um sistema de canais de decantação que cercam toda a propriedade, passando por uma série de filtragens realizada naturalmente por ostras, colocadas estrategicamente na saída do canal, para ajudar no incremento de nutrientes do que retorna ao Rio. O sistema de drenagem garante que 60% dessa água volte ao Coreaú com melhor qualidade. “Os outros 40%, nós reutilizamos para a manutenção da fazenda. Essa água retorna aos viveiros mais rica em nutrientes. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:03h
Com informações do DN

1 comentários:

Batista Nascimento disse...

Muito importante essa área. Já que praticamente a produção do sal e pescados como a lagosta, que algumas dezenas de anos atrás dominavamos hoje a criação de camarão é uma excelente fonte de renda. Joaobnascimento55.blogspot.com um abraço. Tadeu lancei meu livro no blog e no site Recanto das Letras. Gostaria de fazer uma divulgação de lançamento com vc no seu blog. Um abraço.