sábado, 30 de abril de 2016

MARIDOS DE MULHERES COM CÂNCER TAMBÉM PRECISAM SE TRATAR

Um estudo realizado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), comprova que os maridos sofrem diante da possibilidade de perder a esposa e sugere que eles também precisam passar por tratamentos psicológicos.
Homens casados, com idades entre 48 e 76 anos, foram entrevistados para a pesquisa, que mostrou que o parceiro da mulher com câncer de mama fica sensível ao diagnóstico e ao avanço da doença, até a reabilitação das pacientes. 
Segundo o psicólogo Leonardo Yoshimochi, autor do estudo, os homens têm dificuldade em reconhecer a necessidade de tratamento. "Eles dizem que o cuidado agora é para elas e não conseguem perceber que também precisam de cuidado", disse o pesquisador.
"No momento da entrevista eles acabam percebendo, pela emoção que eles sentem ao relembrar de tudo que passaram, e eu questiono se eles têm necessidade desse cuidado com o lado emocional deles, e aí eles reconhecem que sim", afirmou Yoshimochi.
Além disso, o estudo também mostra que no meio profissional e científico não há alternativas e opções para acompanhamento dos familiares da mulher com câncer, o que também dificulta o interesse dos maridos em procurarem ajuda.
"A gente não consegue ver, só quer ver o bem dela e não está bem, porque o sofrimento dela é muito grande, e você está junto, tem que acompanhar, mas vencemos", afirmou Cano, que acompanhava a mulher em todas as consultas e cirurgias, até a cura do câncer da mulher. "Deus deu muita força para ele e isso valeu muito", disse. "Precisamos encarar de frente, coragem e muito amor, é a parte mais importante". 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:26h
Com informações do G1