quinta-feira, 26 de maio de 2016

CAMOCIM EN DÉJÀ VU

No quadro "Déjà Vu" de hoje, estamos publicando uma foto até então inédita no blog. Trata-se do bom, velho e saudoso "Passa Tempo", local que existiu até o final dos anos 90, e que servia de abrigo para os ribeirinhos que desembarcavam em Camocim, após atravessarem o Rio Coreaú. 
Mas o espaço não era conhecido apenas por ter essa função. Sua área servia, de maneira improvisada, claro, de "quadra de salão". Nela, a cada final de tarde, cansei de jogar bola com os amigos da vizinhança, entre eles: Sérgio Passos, Clemilton Passos (Tatá), Zé Nilson Piluca, Batista Piluca (Baré), Neto Cruz, Tote, César Veras e outros mais. Quando tinha muita gente, transferíamos o "racha" para a Praça do Coreto, que fica uma rua antes. No "Passa Tempo", após o "racha", o destino era misturar o suor com sal, dando uns "cangapés" no velho trampolim, que fica ao lado. A carreira era dada a partir da calçada da antiga Pracinha do Amor.  
Atualmente, no local, está sendo construído um terminal de passageiros e um belo píer. Sou saudosista, me emociono lembrando dessa época, de meus amigos, mas discordo de alguns que insistem em defender que tudo isso deveria ter continuado como estava. Temos que ter bom senso e entender que tudo muda, e nesse caso, mudou para melhor, pois passamos a ter um amplo espaço para moradores e turistas, acompanhando assim a modernização das orlas. De resto, fica o que vivenciamos, as alegrias, as tristezas (como no dia que arranquei o "tampo" do dedo numa dessas colunas) e muitas, muitas saudades. A foto foi extraída do perfil do Fotógrafo Robervaldo Monteiro. Segundo ele, o autor é desconhecido.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:33h