terça-feira, 7 de junho de 2016

EXAME DE SANGUE PODE AJUDAR NA ESCOLHA DO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Cientistas demonstraram, pela primeira vez, que é possível usar exames de sangue para determinar estratégias mais personalizadas para tratar a depressão. Em estudo publicado esta semana no “International Journal of Neuropsychopharmacology”, pesquisadores do King’s College London descrevem que certos marcadores no sangue indicam se o uso de determinada droga será eficaz ou não.
A descoberta é especialmente bem-vinda no caso da depressão, em que aproximadamente metade dos pacientes não respondem bem à primeira linha de antidepressivos.
Os cientistas constataram que os pacientes que apresentavam uma quantidade determinada de dois biomarcadores que indicam a ocorrência de inflamação no sangue não respondem bem a antidepressivos comumente usados como primeira linha de tratamento para a doença.
Estudos anteriores já tinham constatado que níveis elevados de inflamação estavam associados a uma resposta ruim aos antidepressivos, mas isso nunca havia sido medido. 
Agora, quando um exame de sangue revelar a presença desses biomarcadores de inflamação na quantidade estabelecida pelo estudo, os pacientes poderão ser direcionados para estratégias mais assertivas de antidepressivos logo no início do tratamento, sem perder tempo com o uso de drogas que serão ineficazes para seus casos em um esquema de tentativa e erro.
Lá vou eu: Um grande avanço no combate ao mal do século XXI. 
Postado por Tadeu Nogueira às 17:04h
Com informações do G1SP