segunda-feira, 13 de junho de 2016

EXPOSIÇÃO DE RAIMUNDO CELA LEVA CAMOCIM A SÃO PAULO

A exposição Raimundo Cela (1980-1945) - Um mestre brasileiro, com a curadoria de Denise Mattar, entrou em cartaz neste fim de semana no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. A individual, que reúne 120 obras do artista cearense, além de fotografias de Chico Albuquerque, passará ainda pelo Rio de Janeiro e Fortaleza, quando será apresentada no Museu do Instituto do Dragão da Mar.
A chegada da individual no Ceará ainda não tem data marcada, mas a princípio entrará em cartaz no Rio de Janeiro em outubro deste ano. A previsão é que a exposição seja montada no Museu do Instituto Dragão do Mar, na Praia de Iracema, em 2017, conforme adiantou o diretor do equipamento, Paulo Linhares. Um dos mais importantes artistas do Ceará, Raimundo Cela transpôs para as telas e papel tudo que estava ao seu redor. Exímio paisagista e pioneiro no ensino da gravura em metal no Brasil, ele eternizou a figura do nordestino ao representar pescadores de Camocim, vaqueiros, jangadeiros e rendeiras. 
Raimundo Cela nasceu em 1890, em Sobral, mas cresceu em Camocim. No início do século XX, sai do Ceará para estudar Engenharia no Rio de Janeiro, onde também passa a frequentar aulas no Museu de Belas Artes. Depois de sofrer um AVC e quase perder a visão, retorna ao Ceará com problemas de saúde e se recolhe em Camocim, onde passa a trabalhar como engenheiro. Posteriormente, recebe a encomenda do Governo do Ceará para fazer um grande painel.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:16h
Com informações da Jornalista Amanda Araújo (Jornal O Povo)