quarta-feira, 8 de junho de 2016

PF PRENDE O "JAPONÊS DA FEDERAL"

O policial federal Newton Ishii, conhecido popularmente como "Japonês da Federal", foi preso na manhã desta terça-feira (07) em Curitiba. 
Ishii ganhou fama ao aparecer em fotos de prisões de grandes empreiteiros no âmbito da Operação Lava Jato. O mandado foi expedido pela 4ª Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O agente está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. 
Ishii é réu em uma ação de corrupção que investiga facilitação da entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, mas não há confirmação de que essa seja a causa, pois o processo tramita sob segredo de Justiça. 
De acordo com depoimento do advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, ao portal G1, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, em virtude dessa ação de corrupção, batizada Operação Sucuri. O agente deve cumprir pena em regime semiaberto, de acordo com o advogado.
Lá vou eu: O Japonês já estava na "geladeira" há algum tempo. Sua fama repentina, graças ao seu rosto oriental, que destoava dos demais agentes, acabou sendo crucial para que a justiça tirasse seus processos da naftalina. Lembrando que ele não prendia, apenas conduzia o preso na chegada à superintendência. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:42h
Com informações da Exame