. CAMOCIM ONLINE: SOBRE CAMOCIM...
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

sábado, 11 de junho de 2016

SOBRE CAMOCIM...

...E SEU ZEQUINHA XIMENES 
Em 2002 eu frequentava o Lions Clube de Camocim e como diretor vogal fui incumbido de escrever algumas linhas sobre os agraciados da Festa dos Destaques daquele ano. Na categoria "Comércio", a comenda foi denominada de Troféu José Ximenes Soares. Em 1992 a Pracinha do Hospital, Praça do João Ramos ou, para os mais antigos, Parque Infantil, foi oficialmente denominada de Praça José Ximenes Soares. Amanhã, 12 de Junho de 2016, a referida praça será reinaugurada. Remexendo em nosso baú, encontrei o que escrevi sobre o Seu Zequinha Ximenes para aquela festa leonística:
José Ximenes Soares, o nosso conhecido “Zequinha Ximenes”, nasceu em Camocim a 31 de dezembro de 1924. Filho de Miguel Ximenes Soares e de Tereza Ximenes Soares foi um dos mais destacados comerciantes e filantropos de nossa cidade. Contribuindo para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida de seus concidadãos menos afortunados.
Do seu casamento com Antonieta Trévia Soares, teve cinco filhos: Ginna (companheira leão), Gilson, Gilvan, Gláucia e Gretchen. Seu primeiro emprego foi aos 12 anos como balconista auxiliar da firma F. Ricardo (Casa Iracema). Ainda menor, abriu sua primeira loja comercial.
Sempre foi líder de destaque dentro do comércio camocinense, sendo Presidente da associação Comercial e fundador do Clube de Dirigentes Lojistas de Camocim, sendo seu presidente e participando de várias diretorias desta entidade. Foi secretário da Associação dos Retalhistas, recebendo em 1987 a comenda “Canoa de Honra” daquele ano.
Entre outras atividades foi ex-presidente do Conselho Comunitário de Camocim, do Comercial Clube, Presidente e secretário da Liga Desportiva Camocinense. Na Maçonaria, da qual foi participante ativo, sua passagem como presidente da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1, ficou marcada pela entrega de uma placa de bronze por sua participação atuante durante trinta anos na entidade.
“Zequinha Ximenes foi fundador e presidente em várias oportunidades do Lions Clube de Camocim, diretor e presidente de divisão B-2 no AL 78/79, encabeçando várias campanhas em prol da comunidade, como o Festival do Chope e um Bingo de um Carro, cujas rendas foram revertidas para a construção da Escola CL Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, e outras promoções em prol da Igreja Matriz de Camocim, sendo, portanto, um referencial do leonismo na região.
Em 1991, quis o destino que “Zequinha Ximenes nos deixasse. Várias homenagens póstumas lhe foram prestadas, dentre elas o bloco de salas de aula e o Pavilhão deste clube em seu nome, assim como as salas na CDL e Maçonaria. Ainda em 1998, o Leo Clube de Camocim levou seu nome. Já em 2001, foi instituído o Troféu José Ximenes Soares, entregues a personalidades como o Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Sr, Gervásio Braga e ao Superintendente do SEBRAE-CE, Sr. Francisco Régis Dias Cavalcante. 
Por tudo isso e muito mais é que o Lions Clube de Camocim, por ocasião do afastamento de 12 anos de “Zequinha Ximenes” do nosso convívio é que homenageamos o Destaque do Comércio 2002 em seu nome.
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI

0 comentários: