sábado, 2 de julho de 2016

SOBRE CAMOCIM...

...PONTES, TRAPICHES E PÍER 
Quando Camocim era rota de navios cargueiros das companhias de navegação nacionais e internacionais e de aviões que aqui se reabasteciam para seguir voo para outros estados do Brasil e do exterior, alguns trapiches e pontes forma erguidos para atracação dos mesmos ao longo da orla marítima. 
Nesta sexta-feira (01) foi inaugurado na cidade um píer com módulo flutuante para a atracação de pequenos barcos que fazem a travessia do Rio Coreaú, trazendo habitantes "do outro lado" e levando turistas para a Ilha do Amor. Contudo, a tecnologia de flutuantes não é inédita em Camocim. Ficou para os anais da história, registros de que a Panair do Brasil, que chegou a ter dois voos regulares por semana, passando por Camocim, construiu lá para as bandas do bairro dos Coqueiros sua plataforma de embarque. 
Na foto acima, vê-se um avião sendo reabastecido de gasolina. No trecho do jornal "A Razão", de Fortaleza, é citado o jornal "A Razão" de Camocim, sobre a construção da "Ponte fluctuante da Panair" em 1931, ponte esta que deve ter servido de base para os aviões americanos durante a Segunda Guerra Mundial em Camocim, nos anos 1940. Confira AQUI a matéria publicada no jornal. 
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI