. CAMOCIM ONLINE: SOBRE CAMOCIM...
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

domingo, 24 de julho de 2016

SOBRE CAMOCIM...

...E O FUTEBOL DE ANTIGAMENTE 
Num tempo em que o futebol talvez não fosse um esporte de massa como é hoje; quando essa paixão ainda perigava se chamar pebol ou ludopédio; quando ainda o Brasil passaria mais de duas décadas para ganhar a primeira Copa do Mundo, eis que aconteceu numa tarde quente em Camocim, o que passa a ser narrado:
 " [...] Pisando pela primeira vez o gramado do Ferroviário S. C. o valorozo invicto Paraná F. C para uma renhida luta [...] perante uma boa assistencia, sahindo vencedor o Ferroviário pela contagem de 3 x 1.
[...] O Juiz dá o sinal da partida: Negrinho passa a Milton este a Bevilaqua que, envia sem demora ao ponta esquerda Mesquita que manda a goal para Oreste, fazer uma excelente pegada. [...] Bevilaqua que é encarregado de bater (um escanteio) e faz com admiravel perfeição um tiro matematico nos pés de Milton que, sem demora envia o couro a goal, marcando o primeiro ponto da tarde do F.S.C., - o jogo continua bastante animado até o final do primeiro tempo com ataques perigozos de ambas as partes e termina com a contagem de 1 x o favoravel ao F.S.C.
[...] Começando o segundo tempo com a saída do "Paraná", Peralta passa a Rego este a Zé que em seguida passa a Sampaio e este em cima da linha de meta envia um forte pelotaço a goal e Porangaba bem colocado segura o couro com admiravel destreza e é aplaudido bastante pela assistencia, foi esta uma das defesas mais perigozas da tarde.
Bem amigos, se vocês quiserem saber sobre o desenrolar da partida vão ter que ver a matéria completa que o jornal A Razão, editado em Fortaleza, publicou no dia 12 de Março de 1937. Naquele tempo o rádio, a televisão não haviam chegado por aqui e uma das formas de nossos craques e conterrâneos de então acompanharem uma partida de futebol via imprensa era ler os jornais, que descrevem não somente as partidas, mas as chegadas das delegações nas cidades quando se tratavam de amistosos intermunicipais e interestaduais. 
Para o registro, finalizamos com a divulgação dos jogadores daquela partida, autênticos craques camocinenses. No jornal, os nomes são grafados de forma a dar ideia do esquema tático. Aqui, apenas a relação:
F.S.C. - Porangaba, Xico, Gustavo, Osvaldo, Mundico e Alves. Mesquita, Milton, Negrinho, Baiano e Bevilaqua.
Paraná: Oreste, Rosendo, Carrapato, Lino, Cosmo e Caçote, Zé, Sampaio, Peralta, Rego e Ribamar.
Depois do jogo foi servido cerveja aos jogadores do F.S.C. por ordem do prezidente Sr. Luca.
"O Correspondente". Eis AQUI a matéria do jornal. 
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI
Foto meramente ilustrativa

0 comentários: