quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PRIMEIRA DO CEARÁ, LOJA MAÇÔNICA DE CAMOCIM É HOMENAGEADA NA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa celebrou, em sessão solene na tarde desta quarta-feira (24), o Dia Nacional do Maçom, comemorado em 20 de agosto. A solenidade atendeu a requerimento do primeiro secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (PDT). O parlamentar ressaltou que a Maçonaria é a mais antiga organização fraternal, e sua estrutura organizacional mostra “sua unidade, que respeita as opiniões políticas e religiosas dos homens”.
A Maçonaria é uma instituição tolerante, em virtude de pregar a liberdade do homem. É filantrópica, filosófica e luta pelo progresso do homem na sociedade”, definiu Sérgio Aguiar, destacando ainda a influência da Maçonaria no início de sua vida pública.
O primeiro secretário da Assembleia citou ainda a fundação da Grande Loja do Ceará, fundada em 19 de março de 1928, resultado da coligação de três Lojas: Deus e Camocim, Porangaba e Fortaleza.
O Grão-Mestre da Grande Loja do Estado do Ceará, Sereníssimo Silvio de Paiva Ribeiro, disse que a Loja Deus e Camocim foi a primeira a ser fundada no Ceará, em 29 de julho de 1920, por iniciativa do imigrante italiano João Batista Gizzi.
Durante a sessão solene, foram homenageadas com placas alusivas ao Dia Nacional do Maçom, concedidas pela AL, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) Deus e Camocim nº 1, representada pelo seu Venerável, Rogério Dourado (à esquerda na foto), a ARLS Porangaba nº 2, ARLS Fortaleza nº 3 e a ARLS Igualdade nº 405.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:23h
Com informações da AL-CE