. CAMOCIM ONLINE: PRIMEIRA DO CEARÁ, LOJA MAÇÔNICA DE CAMOCIM É HOMENAGEADA NA ASSEMBLEIA
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PRIMEIRA DO CEARÁ, LOJA MAÇÔNICA DE CAMOCIM É HOMENAGEADA NA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa celebrou, em sessão solene na tarde desta quarta-feira (24), o Dia Nacional do Maçom, comemorado em 20 de agosto. A solenidade atendeu a requerimento do primeiro secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (PDT). O parlamentar ressaltou que a Maçonaria é a mais antiga organização fraternal, e sua estrutura organizacional mostra “sua unidade, que respeita as opiniões políticas e religiosas dos homens”.
A Maçonaria é uma instituição tolerante, em virtude de pregar a liberdade do homem. É filantrópica, filosófica e luta pelo progresso do homem na sociedade”, definiu Sérgio Aguiar, destacando ainda a influência da Maçonaria no início de sua vida pública.
O primeiro secretário da Assembleia citou ainda a fundação da Grande Loja do Ceará, fundada em 19 de março de 1928, resultado da coligação de três Lojas: Deus e Camocim, Porangaba e Fortaleza.
O Grão-Mestre da Grande Loja do Estado do Ceará, Sereníssimo Silvio de Paiva Ribeiro, disse que a Loja Deus e Camocim foi a primeira a ser fundada no Ceará, em 29 de julho de 1920, por iniciativa do imigrante italiano João Batista Gizzi.
Durante a sessão solene, foram homenageadas com placas alusivas ao Dia Nacional do Maçom, concedidas pela AL, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) Deus e Camocim nº 1, representada pelo seu Venerável, Rogério Dourado (à esquerda na foto), a ARLS Porangaba nº 2, ARLS Fortaleza nº 3 e a ARLS Igualdade nº 405.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:23h
Com informações da AL-CE

2 comentários:

Gabriel Yegor disse...

Gostei das informações. Porém, gostaria de saber de forma objetiva, de que "amarras" essa instituição poderia me libertar...se alguém souber, sou todo ouvidos.

Eduardo neto Neto disse...

Resposta para Gabriel: O ideal dos homens livres e de bons costumes, que a sublime Ordem ensina, mostra que a finalidade da Maçonaria é, desde épocas mais remotas, dedicar-se ao aprimoramento espiritual e moral da Humanidade, pugnando pelos direitos dos homens e, pela Justiça, pregando o amor fraterno, procurando congregar esforços para uma maior e mais perfeita compreensão entre os homens, a fim de que se estabeleçam os laços indissolúveis de uma verdadeira fraternidade, sem distinção de raças nem de crenças, condição indispensável para que haja realmente paz e compreensão entre os povos.