quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CAMOCIM 137 ANOS: A CIDADE NOS ANOS 1940

Em março de 1941, a Cruzeiro, maior revista de circulação nacional àquela época, fez uma matéria especial sobre Camocim. Nos anos 1940, o município experimentava os fatores positivos do movimento do nosso porto e da estrada de ferro. Vejamos um trecho da referida reportagem, entremeada de algumas tomadas fotográficas de nosso traçado urbano:  
"O município de Camocim, um dos mais importantes do Estado do Ceará, possuindo uma população de 22.750 almas, é banhado pelo Oceano Atlântico, ao norte, e pelo Rio Coreaú, a leste, que lhe offerece excelente ancoradouro situado na cidade de mesmo nome e que é a sede do município.
O porto de Camocim é visitado, no seu ancoradouro interno, pelos vapores de pequeno calado do Lloyd Brasileiro, da Companhia Commercio e Navegação, do Lloyd Nacional e de outras empresas particulares.
O município de Camocim é também servido pela Estrada de Ferro de Sobral, que o atravessa de norte a sul, sendo seu ponto inicial a cidade de mesmo nome". 
A foto acima foi feita do alto da torre da Igreja Matriz e mostra um trecho da atual Rua 24 de Maio. Na época, o prefeito era o Sr. João da Silva Ramos. 
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI