terça-feira, 13 de setembro de 2016

CÁRMEN LÚCIA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO STF

A ministra Cármen Lúcia tomou posse nesta segunda-feira (12) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Aos 62 anos, ela assume o posto ocupado nos últimos anos pelo ministro Ricardo Lewandowski e terá Dias Toffoli como seu vice até 2018.
A mineira Cármen Lúcia é agora a segunda mulher a assumir o cargo mais alto do Judiciário (a primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie). Além de chefiar o Supremo, Cármen também comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A solenidade realizada na tarde desta segunda-feira contou com a presença dos presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Marcada pelo cumprimento rigoroso do ritual protocolar da ocasião, o único destaque inusitado da cerimônia ficou por conta de uma inesperada – porém bela – execução do Hino Nacional pelo cantor e compositor Caetano Veloso no plenário do STF.
Cármen Lúcia Antunes Rocha nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2012 a 2013.
A ministra agora é a quarta na linha sucessória da Presidência da República, devendo ocupar o posto caso Temer, Rodrigo Maia e Renan Calheiros estejam impedidos de fazê-lo por alguma razão.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:07h