terça-feira, 6 de setembro de 2016

FILTROS E CORES NO INSTAGRAM PODEM REVELAR INDÍCIOS DE DEPRESSÃO

Seja um registro de uma paisagem, de um animal de estimação fofo ou de um prato de comida perfeito, muitas fotos no Instagram dão a impressão de que a vida é bela e perfeita.
Mas segundo uma nova pesquisa sobre imagens publicadas na rede social, elas podem também revelar se uma pessoa está deprimida.
Publicar fotos com tons azuis, cinzas ou cores escuras ou ainda com o filtro "Inkwell", que transforma fotos coloridas em imagens em preto e branco, são algumas das pistas de que alguém pode estar passando por essa situação, de acordo com a pesquisa feita na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores acreditam que o aplicativo pode ser uma nova forma de detectar os primeiros sinais de problemas mentais. Um outro estudo, feito por duas universidades alemãs, mostrou que acompanhar as publicações de outras pessoas no Facebook pode despertar sentimentos como inveja e ressentimento em muitos usuários - as fotos de férias seriam um dos principais gatilhos disso. Mas, segundo a jornalista Jessica Winter, o "Facebook não é o principal estraga prazeres da festa da mídia social - esse título cabe ao Instagram". Na rede social voltada para a fotografia, diz, é ainda mais forte a tendência de publicarmos fotos belas e perfeitas de nós mesmos ou de situações que vivemos.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:35h
Com informações da BBC