quinta-feira, 6 de outubro de 2016

POLICLÍNICA DE CAMOCIM INCENTIVA MULHERES A FAZER MAMOGRAFIA

O nível de engajamento dos municípios cearenses no movimento Outubro Rosa é medido pelo aumento da marcação de exames de mamografia nas policlínicas regionais. Em Camocim, a Policlínica Libório Gomes iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. Segundo a diretora, Dra. Geovana Aguiar, mulheres a partir dos 40 anos, dos municípios de Camocim, Granja, Barroquinha, Chaval e Martinópole, devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e falar com o profissional de plantão para que ele possa orientar quanto à realização do exame. 
Com o encaminhamento devidamente preenchido, pelo menos durante esse mês de outubro, a marcação poderá ser feita diretamente na Policlínica Coronel Libório Gomes da Silva, sem ter que passar pela central de marcação. Ainda segundo a diretora, de janeiro até agosto deste ano, já foram realizadas 938 mamografias. Em 2015, de janeiro a dezembro, foram 2.837. 
Os exames são feitos durante o ano todo, mas em outubro, devido à campanha, a procura é sempre maior. Por isso mesmo procuramos facilitar ao máximo o acesso ao diagnóstico”, completou ela. A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente. A mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo dos 40 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama. Mais informações pelo Tel: (88) 3621-1725 (Policlínica de Camocim). 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:25h