sexta-feira, 18 de novembro de 2016

COMO SE PODE EVITAR LITÍGIOS ENTRE EMPRESAS E FUNCIONÁRIOS?

COMO SE PODE EVITAR LITÍGIOS  
ENTRE EMPRESAS E FUNCIONÁRIOS?
(Jorge Umbelino) 
No ramo dos negócios, a modernidade, além de ter trazido muitos benefícios às empresas, indústrias, comércios e empreendedores em geral, também tem colaborado para o aumento de problemas entre empregados e patrões. Estes últimos, na maioria das vezes, não se encontram preparados para enfrentar as adversidades por não possuírem entendimento sobre o grande volume de leis brasileiras que protegem os trabalhadores e acabam, por isso, ficando prejudicados frente à Justiça do Trabalho. 
Eu, por exemplo, já atuei em causas onde o vínculo de emprego foi provado na Justiça do Trabalho apenas com os prints de páginas da rede social Facebook.com onde o trabalhador aparecia em fotos da empresa, mesmo não tendo a carteira de trabalho assinada. Outros já provaram o vínculo trabalhista entre patrão e empregado apenas por meio do aplicativo whatsapp em que o empregado cumpria ordens do empregador via mensagens de áudio e texto e depois prestava contas do trabalho exercido. 
Mas a modernidade e a tecnologia não têm sido apenas um dos fatores que contribuem para o surgimento dos atuais litígios entre as duas classes. Ela vem também colaborando para uma melhor relação entre ambas, pois a implementação de mecanismos tecnológicos na gestão financeira, de marketing, de pessoal tem facilitado a gerência dos vários ramos de negócios por todo o mundo. 
Mais especificamente com relação à gestão de pessoal, um exemplo importante são os mecanismos de controle eletrônico de ponto, que têm contribuído para melhor aferição da jornada de trabalho e consequentemente o pagamento de horas extras devidas ao empregado, evitando assim conflitos nesse contexto e colaborado com a melhor fiscalização da assiduidade do funcionário por parte do empregador. Todavia, onde eu quero chegar é basicamente no ponto que preocupa os patrões e empregadores em geral: A iminência de problemas judiciais e consequentemente, o aumento de despesas com relação ao descumprimento de normas trabalhistas. 
E como disse anteriormente, essa modernidade é capaz de alavancar os litígios, sendo necessário aos empreendedores e empresários estarem preparados para qualquer obstáculo que apareça. Mas também é capaz de evitar problemas quando utilizada a favor dos negócios. E essa modernidade não representa apenas aparatos tecnológicos implantados, trabalhando de forma automática. Atualmente apresenta-se como moderna a empresa que detém em seus quadros, consultorias e assessoramentos que promovam o aconselhamento jurídico especializado tão essencial para a sua segurança. 
Esse tipo de serviço hoje é tão essencial quanto o próprio negócio, pois é um dos pilares de sustentação para a manutenção da empresa no mercado. Na maioria das vezes, se relega tais profissionais pelo simples desconhecimento de nomes que atuem na área e somente se procura alguém quando o problema já apareceu e está causando desequilíbrio nos negócios. O aconselhamento jurídico especializado e adequado, quando aliado à uma boa consultoria contábil, traz saúde financeira à empresa e refreia o surgimento de problemas que não estão ligados diretamente ao exercício dos negócios.
Jorge Umbelino (Advogado - OAB/CE 23.626)
Contatos: (85) 9 9663-7589 / (88) 9 9625-9000
E-mail: escritorio@jorgeumbelino.com.br 
               jorgeumbelinoadv@gmail.com
Site: www.jorgeumbelino.com (AQUI)