. CAMOCIM ONLINE: MAMOGRAFIA QUE NÃO APERTA SEIOS É CRIADA POR HOLANDESES
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

MAMOGRAFIA QUE NÃO APERTA SEIOS É CRIADA POR HOLANDESES

Mamografia salva vidas – mas não é a experiência mais legal do mundo. Um grupo de médicos na Universidade Tecnológica de Eindhoven está desenvolvendo um teste ainda mais eficaz para identificar o câncer de mama e que, de quebra, não funciona como um espremedor de fruta.
A mamografia atual aperta os seios entre duas placas e tira chapas de raio-x para tentar “fotografar” possíveis tumores. Nem sempre essa imagem consegue detectar se a formação é maligna ou não e muitos resultados são falsos-positivos. Outro problema do exame é que a exposição a raios-X também pode ser um fator de risco para o câncer.
São esses os pontos fracos que o novo método tenta superar. Em primeiro lugar, as imagens da nova técnica são em 3D ao invés de 2D e os tumores malignos se tornam mais fáceis de identificar. Em segundo lugar, para a alegria das pacientes, ele não precisa de nenhum apertão. Basta deitar na maca e deixar o peito livre sobre uma “bacia”. 
O nome técnico do novo procedimento é Ultrassom de Contraste Dinâmico Específico. Os pesquisadores vão começar os testes clínicos para confirmar se essa vibração secundária consegue, realmente, delinear um mapa detalhado e em 3D do peito. A estimativa deles é que o equipamento fique pronto para substituir a mamografia daqui a uns 10 anos. 
Postado por Tadeu Nogueira às 13:00h
Com informações da Super Interessante 

0 comentários: