. CAMOCIM ONLINE: SOBRE CAMOCIM...
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SOBRE CAMOCIM...

...E O NOME DO SEU RIO 
Várias postagens já foram publicadas no Blog Camocim Pote de Histórias evidenciando a nomenclatura do nosso Rio de Camocim, braço do Oceano Atlântico que faz comunicação com o mundo exterior. 
Contudo, quanto mais pesquisamos, encontramos denominações diferentes. Baseado nos escritos e mapas antigos já o chamamos de Comecy, Camocy, Camocim, Rio da Cruz, Curyhau, Croahú. Dizem que os índios que habitavam suas margens o chamavam de Croahiú, até chegarmos no nome atual de Coreaú. 
Outra denominação, no entanto, que diversa das demais acima elencadas, encontramos na obra "Vocabulario Indigena em uso na Provincia do Ceará", por Paulino Nogueira, publicado na Revista do Instituto do Ceará - 1887. 
Diz-nos o referido autor que C. Mendes, em sua obra Memorias, tomo 2, à página 459 em nota acrescentada, diz que o nosso acidente geográfico mais importante já se chamou rio de S. Cruz de S. Francisco. Como se pode perceber, as denominações refletem a disputa da colonização da região, tendo-se vocábulos oriundos do idioma holandês, tupi e português. Rio da Santa Cruz de São Francisco, provavelmente foi dado por um católico português mais ardoroso.  
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI

1 comentários:

Marcos Fábio disse...

Excelente matéria deste renomado historiador local.