quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CAMOCIM ENCERRA O ANO COM ÍNDICE EXTREMO DE RAIOS ULTRAVIOLETA

Camocim, assim como quase todo o restante do litoral Cearense, entra no final de 2016 com alta incidência de raios ultravioleta. A cidade amanheceu nesta quarta-feira (28) com previsão de índice 11, considerado o máximo em uma escala que vai até 18. De sexta a segunda, primeiro dia de 2017, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a situação mudará para alerta máximo, com índice 12 (nível extremo). Essa forte incidência ocorre principalmente quando não há nuvens e no período entre 10h e 16h.  
Quanto maior o índice UV, menor o tempo que a pessoa deve ficar exposta ao sol. Em um índice UV moderado, por exemplo, o tempo máximo deve ser de 45 minutos. No grau extremo o tempo cai para 10 minutos. Para quem não tem como fugir do sol, o jeito é usar protetor solar, no mínimo de fator 30, com reaplicação de duas em duas horas.
Os banhistas que costumam aproveitar as praias de Camocim também devem ficar atentos. É desaconselhável o bronzeamento. O filtro solar protege apenas a pele, mas a pessoa pode ter outras complicações pelo excesso de radiação. O ideal é sempre ficar embaixo do guarda-sol. Além disso, é recomendável o uso de óculos escuros com lentes que filtrem 100% do UV quando a radiação atinge 6.  
Ainda na praia, é preciso usar roupas leves, chapéus, se for o caso, e ingerir bastante água. O sol encanta, traz vida e belos contrastes, mas como quase tudo, deve ser usado com moderação.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:25h
Foto: Tadeu Nogueira