. CAMOCIM ONLINE: POR QUE OS SANTOS FICAM COBERTOS COM PANOS ROXOS NA QUARESMA?
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

quarta-feira, 5 de abril de 2017

POR QUE OS SANTOS FICAM COBERTOS COM PANOS ROXOS NA QUARESMA?

Na semana passada escutei a pergunta da manchete acima. Imaginando ser parte de um rito, claro, meu conhecimento sobre o assunto parava por aí. 
A curiosidade aumentou quando estive recentemente na Igreja de Bom Jesus dos Navegantes (foto). Por dever de ofício, e não poderia ser diferente, prometi esmiuçar e publicar o significado, até por achar que muita gente também não sabe. Vamos lá então? 
Trata-se de um costume muito antigo na Igreja, a partir do quinto Domingo da Quaresma – também chamado de Primeiro Domingo da Paixão, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa, os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa.
O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos do roxo, cor que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus. É isso. Espero que a postagem tenha suprido sua curiosidade. 
Postado por Tadeu Nogueira às 17:07h
Com informações do Site Catolicismo Romano / Foto: Vando Arcanjo 

10 comentários:

Helto Rocha disse...

"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos."
Atos 4:12 NVI.

Só Jesus salva, simples assim!
#JesusViveEleEstáVoltando

Gabriel Belchior disse...

A Igreja nunca disse que santo salva , a Salvação é por Jesus, como se reza na missa: Por Cristo , com Cristo e em Cristo. Os santos são servos de Deus e intercedem por Jesus o único mediador pela Igreja: Ap 6.9-11, Ap 7,15. Hb 11

Gabriel Belchior disse...

A Igreja nunca ensinou que os Santos salvam , o Salvador é Cristo por isso reza se na missa: por Cristo , com Cristo em Cristo, ela ensina isso muito antes de Lutero iniciar sua "reforma". Os santos são servos de Deus que intercedem por Cristo Senhor pela Igreja: Ap 6.9-11/ 7,15.

Gabriel Belchior disse...

A Igreja nunca disse que santo salva , a Salvação é por Jesus, como se reza na missa: Por Cristo , com Cristo e em Cristo. Os santos são servos de Deus e intercedem por Jesus o único mediador pela Igreja: Ap 6.9-11, Ap 7,15. Hb 11

Cgcosta. disse...

Concordo plenamente. .

PAULO disse...

Sobre o assunto, é sim uma tradição, mas não existe uma ordem oficial do Vaticano de cobrir os santos. Na opinião de muitos padres que já falei sobre o assunto, quero aqui citar os Padres Eudistas(A Congregação de Jesus e Maria, é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício, cujos membros são chamados de eudistas), eles dizem que esse período, apesar de relembrar o sofrimento de Jesus, a igreja deve festejar, pois é um período de transformação, renascimento, o surgimento de um novo homem/mulher.

Helto Rocha disse...

Jesus não precisa de ninguém para interceder por Ele, Ele próprio é INTERCESSOR!
Assim afirma a palavra de Deus; "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
1 Timóteo 2:5.
É somente através de Jesus Cristo que podemos aproximar-nos de Deus (Hb 7:25), confiando na sua morte expiatória para nos remir dos nossos pecados, e orando com fé, pedindo forças e misericórdia divinas para nos ajudar em todas as nossas necessidades (Hb 4:14-16).
Não devemos permitir que criatura alguma usurpe o lugar de Cristo em nossa vida, dirigindo-se-lhe orações (ver Hb 8:6, 9:15, 12:24).

Gabriel Belchior disse...

A existência dos santos não é invenção da Igreja e sim Ordem de Deus: "Sede santos , porque eu, Senhor seu Deus sou santo." Lv 19,1. A passagem de Timóteo diz que Jesus é o único mediador de SALVAÇÃO e não te oração, 2,5-6:"porque há um só Deus e um único mediador entre Deus e os homens , Jesus Cristo homem, aquele que se ENTREGOU EM resgate por todos" (1 Tim 2, 5-6).
Ou seja Salvador só tem um : Jesus Cristo , intercessores são Jesus e seus Servos santos que CLAMAM a Deus pela Igreja: " Se comparecer junto dele um anjo , um INTERCESSOR entre MILHARES para anunciar ..." (Jó 33,23).
Ap 6, 9-11: Quando abriu o quinto selo , vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido imolados por causa da palavra de Deus...gritavam com voz forte: Senhor santo e verdadeiro até quando tardarás em fazer justiça, vimgando o nosso sangue sobre os habitantes da terra? "
Os santos estão unidos a Jesus e não fazem oposição a Ele: "Vos vos aproximardes de Deus , os Juiz de todos: das ALMAS dos justos que chegaram a perfeição; de Jesus , o mediador da Nova Aliança..." (Hb 12,23). "Ele recebeu uma grande quantidade de incenso, para oferecer com a oração de todos OS SANTOS , no altar de ouro que está diante do trono. E da mão do anjo subia até Deus, a fumaça do incenso com a oração dos SANTOS" Ap 8,3.
É vontade de Deus a EXISTÊNCIA de intercessores: "Antes de tudo , peço que se façam súplicas , orações , intercessões, ação de graças POR TODAS as pessoas." (1 Timótio 2,1). "E tú ó céu , alegra-te por causa dela , e também vós , SANTOS apóstolos e profetas , pois DEUS julgou a vossa causa contra ela" (Ap 18,20).
Jesus diz nas escrituras que é o Único Salvador mas nunca disse que é o único intercessor.

José Marcos da Silva Lima disse...

Pobre de Lutero, se fosse vivo nos dias de hoje e ver no Q transformaram o protestantismo, religião cristã de contra partida com os dogmas dá igreja católica da época.

José Marcos da Silva Lima disse...

Na Bíblia tmb diz Q religião não salva nem um de nós, mas sim tudo aQlo Q realizamos​ aQ na terra. Não é aQle Q diz: Senhor, senhor, Q serás salvo, mas sim aQle Q faz a vontade do pai.