segunda-feira, 10 de abril de 2017

TAXA DE VISITAÇÃO DE JERI SERÁ DIVIDIDA COM CAMOCIM

Em breve a entrada em Jericoacoara não será mais gratuita. O Governo do Estado receberá nas próximas semanas (a data ainda será definida) o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para discutir valores e divisão de percentuais de uma taxa diária para ficar no Parque Nacional.
O valor da arrecadação seria revertido para manutenção, com serviços de limpeza, saúde e segurança. Mas o dinheiro seria dividido entre União, Estado, Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara e Camocim. A cobrança será para os turistas, preservando o acesso gratuito aos moradores e os que são isentos pela lei. Nos moldes de como é cobrado em Fernando de Noronha (PE).
Durante a reunião ainda discutirão concessão de serviços para Jericoacoara. O edital deve ser lançado ainda neste ano. A princípio no modelo de parceria público-privada. A ideia é que uma empresa privada seja responsável por administrar Jericoacoara, o controle de acessos, arrecadação de ingressos, apoio à visitação, mantenha-a limpa, ordenada, e impeça, por exemplo, carros de transitarem na faixa de areia. Para o Parque, a proposta ainda é cercar os 8.416 hectares, criar áreas de estacionamentos, que serão de administração do Governo do Estado. 
“É importante Jericoacoara ter fiscalização. Há carros que não respeitam e trafegam na faixa de areia da praia. Outro dia fui lá e encontrei duas tartarugas mortas na areia. Um absurdo”, diz Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:05h
Com informações da Coluna Vertical (Jornal O Povo)