quinta-feira, 18 de maio de 2017

IPHONE: 99% DOS CARREGADORES GENÉRICOS NÃO SÃO SEGUROS

Comprar um carregador genérico da Apple pode ser uma economia fatal. Isso porque, de acordo com um estudo canadense que verificou 400 marcas diferentes, 99% dessas imitações se mostraram perigosas mesmo nos testes mais simples.
A empresa UL, de segurança energética, comprou aparelhos pela internet, de fabricantes e revendedores de oito países diferentes: China, Estados Unidos, Austrália, Tailândia, Canadá e Colômbia.
O experimento feito pelos especialistas testou o isolamento elétrico de um aparelho. O isolamento é essencial para garantir a segurança do usuário e do telefone enquanto o carregador do iPhone transforma os 110 ou 220 volts  de corrente alternada (AC) que saem da sua tomada em 5 volts de corrente direta (DC), que são as configurações necessárias para “alimentar” a bateria de um smartphone.
Muita corrente elétrica transbordando do sistema é sinal de falha de isolamento e risco de choque. O problema é que, dos 400 carregadores testados, só 3 apresentaram isolamento suficiente para segurar a corrente elétrica a níveis seguros.
O grande problema, segundo o relatório, são os transformadores que ficam dentro dos carregadores, que seriam diferentes dos originais da Apple. Um transformador geralmente tem fios de cobre enrolados dentro de si. Esses tinham dois enrolamentos, o primário e o secundário. Quando abriram os aparelhos, os especialistas notaram que esse fio não é protegido com três camadas de isolamento de verniz, como a Apple faz. Eles também não são separados o suficiente uns dos outros – e é a isso que o relatório atribui os problemas com os carregadores piratas.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:25h
Com informações da Superinteressante