
O resultado disso foi que, nesta quarta-feira (19), um Guarda Municipal acabou tendo que ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da cidade, após apresentar sintomas de estafa, devido à sobrecarga de trabalho. O servidor ficou internado. Ele estaria trabalhando há 10 dias seguidos, obedecendo ordens do Comandante de "fato" da Instituição, apontado como sendo um Sargento da Polícia Militar na ativa. O guarda em questão havia retornado de Jijoca por volta de 1h da madrugada, onde estava acompanhando uma autuação na delegacia daquele município. No retorno tentou negociar sem sucesso um intervalo para que pudesse descansar, já que havia passado e muito do seu horário de trabalho.
Há relatos de que os Guardas Municipais estariam sendo "punidos" com excesso de trabalho por estarem buscando seus direitos junto às autoridades, pois o edital foi modificado. O órgão não possui um único veículo, funcionando de forma precária no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Os guardas são obrigados a trabalhar em bicicletas e a pé.
Dos 12 convocados por terem sido aprovados no concurso, apenas um seria de Granja. A grande maioria, 6 deles, são de Camocim. Os demais são de Fortaleza, Chaval e Viçosa do Ceará. A Guarda de Granja seria a única do Brasil a adotar o regime de 8 horas diárias de trabalho. A categoria pede que o Promotor Rodrigo Coelho interfira com urgência no que já sendo considerado quase um regime de escravidão, o que não seria novidade em Granja.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:46h
5 comentários:
Que é isso pregeita Amanda? Os caras estão ai pra ajudar na segurança, q é uma merda por sinal, e vcs expõem os guardas a exaustão máxima. E si eles si depararem com uma ocorrência perigosa, como eles vão ter aptidão para contornar a situação? Falta de respeito, responsabilidade e bom senso com o servidor. Tão achando ruim pq eles estão atrás dos direitos? Si eles estão ai hj foi por mérito. Então prefeita revogue essa modificação do edital e matenha o normal como é realmente. Si vc n sabe vc está a serviço do povo e não o povo ao seu serviço. Vlw
Infelizmente ainda há muito o que melhorar por parte dos gestores em relação às Guardas Municipais. Se não querem segurança de qualidade e profissionais felizes em desempenhar suas funções, não deveriam instituir suas Guardas. A Guarda Municipal é a polícia do Município. Merece respeito e valorização. Mas alguns prefeitos ainda preferem ficar mendigando ao estado por um efetivo mínimo de polícia, que faz sacrifício enorme pra dar conta de todo umunicipio e circumvinhancas, com salário baixo e muita exaustão. Prefeitos. Valorizem seus municípios! Valorizem seu povo! Invistam e respeitem seus Guardas!
Três anos apos a lei 13022/14 as prefeituras insistem em descumprir, o cargo de comando era pra ser ocupado por um GM e não um militar. A CF TB trata das acumulacoes de cargos q são permitidas, pode investigar q com ctz esse PM ta irregular. Fazem um concurso e não tem estrutura pra manter uma GM, não ter sequer uma viatura, é brincar de fazer segurança publica. Falta de humanidade, saber q muitos são de outra cidade e não criarem no uma escala de servico que possa dar condições de trabalho salubre. Esse sgt deve ter esquecido de onde veio o q teve de engolir e os "SIMs"q deu aos seus superiores. Começo de gestão assim sem dialogo não vai pra frente nunca.
Faço das suas, ás minhas palavras... (Wilker Feijo) lamentável nos dias de hoje, ainda nos deparamos com atitudes nada humana por parte de quem deveria ter zelo e respeito por seus servidores .
Além de tudo quanto foi dito, tem que trabalhar armado também.
Postar um comentário