terça-feira, 22 de agosto de 2017

FILME SOBRE SANTA ADELAIDE DE BITUPITÁ GANHA 4 EXIBIÇÕES NA SKY

O documentário “Das Almas”, produzido em 2012, dirigido por Tiago Tambelli e Guilherme, entrou na grade de programação do Cine Brasil, que na Sky nacional pode ser assistido pelo Canal 157. 
A primeira exibição ocorreu na madrugada desta terça-feira (22), às 04:30h. As próximas serão nas seguintes datas e horários: 05/09 (15:30h) – 14/09 (03:35h) – 29/09 (22:30h).
O filme, embalado pelas canções de Gustavo Monteiro e pinturas de Raimundo Cela, tem como fio condutor a história de Adelaide Elias Tahim (1882- 1929), uma mulher muito caridosa, que nasceu em Belém, na Palestina, que veio para o Brasil com o marido, Demetrio Elias Tahim, fugidos da guerra, passando a residir em Bitupitá, também conhecida como “Almas”, então zona rural de Camocim.
Após seu falecimento, Adelaide apareceu para um agricultor, a quem pediu que comunicasse à família que ela queria ser sepultada no Pontal de Bitupitá. Após provar que a história do homem era verdadeira, o marido atende ao pedido. Após uma exumação, 48 dias depois de sua morte, na presença de autoridades e da população, o corpo exalava perfume de rosas. A partir daí, o novo túmulo de Adelaide passou a ser alvo de romaria, com muitos dizendo ter conseguido alcançar graças através dela, já considerada Santa pelo povo.   
Captando memórias dos moradores, os cineastas resgatam não apenas as histórias sobre Adelaide, mas também a questão da religiosidade popular e cultura imaterial dos pescadores da região, que tem como principal fonte econômica a pesca de curral. A série de exibições do filme sobre sua vida começou justamente na data que tem início os festejos em sua homenagem.  
Postado por Tadeu Nogueira às 12:13h
Com informações adicionais de Bitupitá Atividades e Erica Ribeiro