terça-feira, 17 de outubro de 2017

CRIATIVIDADE: TCC DE ESTUDANTE DESENVOLVE SEMÁFORO INTELIGENTE

A ideia para um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) pode surgir de onde menos se espera, até de uma situação incômoda. Quem comprova isso é Rhuan Sena Estevão, de 24 anos. O estudante, que mora na região norte de Guarapari (ES), estava certo dia parado em um semáforo, atrasado para o trabalho e divagando sobre a monografia que precisaria elaborar para o curso de Ciências da Computação.
Aborrecido, Rhuan culpava o semáforo pelo atraso e começou a pensar como seria possível resolver o problema, ou seja, criar um semáforo mais inteligente. Daí nasceu a vontade de pesquisar sobre o assunto e o tema de seu TCC.
O sistema desenvolvido pelo estudante tem rendimento 40% superior ao semáforo inteligente mais comercializado no mundo. Isso porque, além de medir o fluxo de veículos para ajustar o tempo que o semáforo ficará aberto ou fechado, a tecnologia calcula a média de quantos carros passaram pelo local anteriormente.
Segundo o estudante, o seu sistema também é mais barato, pois utiliza um algoritmo que pode ser colocado em cada semáforo individualmente, o que diminui o custo. Testado com sucesso em laboratório, o semáforo inteligente do capixaba foi destaque em um congresso de pesquisadores no Canadá. 
Rhuan sempre estudou em escolas públicas e cursa faculdade particular, onde é bolsista. E, ao que tudo indica, ele irá longe. O jovem tem recebido propostas de empresas interessadas em analisar e viabilizar comercialmente o seu projeto.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:30h
Com informações de QSocial