sexta-feira, 6 de outubro de 2017

INÉDITO NO PAÍS! BOTES BASTARDOS DE CAMOCIM RECEBEM GPS (SPOTS)

A Prefeitura de Camocim, através da Secretaria da Pesca, Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participou da entrega de 82 Spots, aos pescadores de botes bastardos do município. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira, 28, no auditório do Núcleo de Artes, Educação e Cultura, Professor Maestro Antônio Basílio. O benefício é inédito no país. 
A entrega dos dispositivos de rastreamento e mensageiro via satélite, tem como objetivo gerenciar o envio de notícias em terra, além da localização geográfica, ou seja, latitude e longitude, do ponto de localização dos pescadores, assim como, oferecer mais segurança aos trabalhadores do mar. 
A entrega dos Spots é uma ação da Gestão Municipal em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) por meio da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros (CGMac) além do Sindicato dos Pescadores e Armadores de Botes, Capitania dos Portos, Câmara de Vereadores, Cardume Socioambiental e Chariot Oil & Gas, uma empresa independente de exploração de petróleo e gás. 
Os pescadores da cidade de Camocim, tendo o equipamento de rastreamento e envio de mensagens via satélite, terão a oportunidade de enviar 4 tipos de mensagens: “estamos bem”, “estamos indo para terra”, “estamos com problemas e precisamos de reboque” além do último recurso, em casos de urgência, o chamado “SOS”.
Após estudos sísmicos na região, a Chariot Brasil Petróleo e Gás Ltda, participou de um Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) para pescadores artesanais de Camocim, devido a uma atividade de Pesquisa Sísmica denominada “Pesquisa Sísmica 3D nos blocos BAR-M-292,293,313 e 314, na Bacia de Barreirinhas, realizada em março de 2016. 
Durante a pesquisa, a metodologia do PCAP, foi uma medida determinada pelo IBAMA, determinação esta, que serve para o fortalecimento do projeto de políticas públicas para o município.
Presente à solenidade, a Prefeita de Camocim, Monica Aguiar, destacou a importância dos dispositivos aos pescadores da cidade. “A obtenção desses dispositivos, garantirá a tranquilidade dos pescadores, de seus familiares além dos proprietários das embarcações. Uma ação como essa, estudada e trabalhada em conjunto com todos os parceiros presentes, garantirá também, avanços em todas as áreas do ramo”, enfatizou a gestora municipal, lembrando que o projeto poderá até servir de modelo para outras localidades.
James Barbosa, representante da Câmara de Vereadores, Henrique Pereira, Tenente-Capitão da Capitania dos Portos de Camocim, Tatiana Menezes, Técnica da Charlot Brasil, Maurício Duppré, Engenheiro de Pesca da Cardume Socioambiental, além de representantes das Associações dos Armadores de Botes e Sindicatos dos Pescadores, assim como, pescadores e comunidade em geral, prestigiaram o evento.
Postado por Tadeu Nogueira às 06:03h
Com informações da PMC