terça-feira, 28 de novembro de 2017

CAMOCIM ENTRE OS MAIORES PRODUTORES DE ATUM DO CEARÁ

A pesca do atum vem ganhando notoriedade nos últimos dois anos no Ceará com a implementação de ações com o objetivo de tornar o pescado referência em qualidade no País. 
O Governo do Estado está investindo em tecnologia e capacitação de pescadores. Segundo a Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), são produzidas cerca de 12,4 mil toneladas de atum por ano. "Nós estamos produzindo 1 milhão de quilos por mês. O atum é uma pesca nova no Ceará e já é uma das atividades mais importantes atualmente”, explica o secretário da Seapa, Euvaldo Bringel.
A cadeia produtiva do atum emprega atualmente entre 600 e 800 pescadores no Estado e, de acordo com o secretário, ainda há muito a ser feito. De acordo com levantamento da Seapa, Camocim, Acaraú, Itarema, Fortaleza, Fortim, Aracati e Icapuí são os maiores produtores de atum do Estado. 
A Secretaria também afirma que no Ceará são ao todo cinco indústrias de congelamento do pescado e uma indústria conserveira. Além do mercado cearense, o secretário diz que grande parte da produção de atum é escoada para São Paulo, Rio de Janeiro e Piauí. "Para São Paulo, o atum vendido vai para fazer o sushi, que tem algumas exigências de consistência e gordura", explica o secretário.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:33h
Com informações do DN