quarta-feira, 1 de novembro de 2017

CAMOCIM ONLINE NO NOVEMBRO AZUL

Nesta quarta-feira (01) começa novembro, mês cujas atenções são voltadas para a saúde do homem. Intitulado como “Novembro Azul”, a sociedade médica aproveita o período para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O que poucos sabem é que a doença pode levar o homem à infertilidade. Isto acontece porque o câncer e os possíveis tratamentos afetam a função da glândula masculina, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides. Durante todo o mês, assim como fizemos em relação ao Outubro Rosa, daremos prioridade a textos que alertem e levem novidades sobre o tema.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No ano passado, 61 mil foram diagnosticados com a doença, segundo o Inca.
Sobre a doença
Assintomática: Os sintomas deste tipo de câncer costumam aparecer apenas em estágios avançados da doença.
Exame complementar: Aliado ao toque, o exame de sangue que dosa a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico) é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Fatores de risco: Homens obesos os que tem histórico familiar de câncer de próstata estão mais propensos à doença. Nos negros, este tipo de câncer costuma ser mais agressivo. Tratamento: A doença pode ser tratada por meio de cirurgia de retirada de próstata, radioterapia e tratamento hormonal.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:49h
Com informações do Extra