quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

MENSAGEM DA AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM CAMOCIM

No dia 13 de dezembro é celebrado no Brasil o Dia do Marinheiro, em homenagem ao nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, nosso marinheiro mais ilustre.
Natural de Rio Grande (RS), Joaquim Marques Lisboa herdou de seu pai a paixão pelos misteres do mar. Ainda menino, aprendeu a ciência de navegar e, com dezesseis anos, iniciou sua brilhante carreira como Voluntário da Armada. Ao longo de mais de sessenta e seis anos de serviço ativo, mostrou-se superior a qualquer desafio ou situação que a vida lhe apresentou. Com integridade, coragem, espírito combativo e honestidade de propósito, impôs naturalmente o respeito, defendeu seus ideais e construiu o legado de honra e glória que se perpetua em nossa Marinha.
Lutou para a consolidação da Independência, apaziguou devaneios separatistas e expulsou estrangeiros que ousaram macular o território nacional. Grande líder e estrategista era um exímio Comandante na manobra de seus navios, conhecendo muito bem as operações navais e a arte da guerra no mar.
Sua personalidade solidária e humana o compelia a arriscar sua integridade física para salvar vidas em perigo. Nas gélidas e barrentas águas da Patagônia, resgatou 280 náufragos da Corveta Duquesa de Goiás e, nas proximidades de Liverpool-ING, recolheu 218 tripulantes da galera inglesa Ocean Monarch, que se lançaram ao mar para fugir das chamas que consumiam a embarcação.
Durante sua longa e digna existência, foi exemplo vivo de honradez, austeridade e amor à Pátria, qualidades que, aliadas à sua competência, elevaram-no ao posto de Primeiro-Almirante, à dignidade de Conselheiro de Guerra e de Marquês de Tamandaré. A única riqueza que acumulou foi a satisfação pessoal de ver, nas gerações de marinheiros que o sucederam, a naturalidade com que os valores que pautaram sua vida são transmitidos e cultivados.
A Agência da Capitania dos Portos de Camocim (AgCamocim), instituição centenária, cuja história confunde-se com a da própria cidade, saúda todos os marinheiros que fazem parte de sua tripulação, como também, homenageia todos os marinheiros da Ativa e da Reserva, da Marinha de Guerra e Mercante, Pescadores e Marinheiros Amadores, que usam o mar como seu ambiente na luta salutar pela vida. Parabéns aos Marinheiros. Parabéns ao Brasil. Viva a marinha! Tradição secular para a salvaguarda da vida humana no mar! 
Capitão-Tenente (AA) Henrique Pereira de Souza 
Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim