sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

2ª VARA DE CAMOCIM É DESTAQUE DE PRODUTIVIDADE APÓS LEI ADOTADA PELO TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) busca combater a morosidade da Justiça com a implementação da lei que dá prioridade às Varas e Juizados na conclusão de casos no Estado. Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, a mudança já representou crescimento médio de 31,7% na quantidade de processos julgados, comparando antes e depois da lei.
O índice é resultado da priorização da 1° Instância ao transferir recursos antes alocados no 2° Grau (Tribunal), permitindo aumentar a quantidade de servidores em todo o Ceará. No período, 398 cargos foram criados para atuação nas Varas, Juizados e Turmas Recursais. A iniciativa possibilitou a ampliação do atendimento à população.
Uma das unidades que apresentam aumento na produtividade é a 2° Vara da Comarca de Camocim. De janeiro a abril de 2017 - antes da medida - a média era de 23 julgamentos mensais. Após as mudanças, passou para 137 (maio a outubro/2017), o que representa aumento de 507,1%. 
O titular da unidade, juiz Antônio Washington Frota, destaca que o aumento do quadro de servidores "foi fator importante para o resultado". Segundo o juiz, foram realizados durante o período, “dezenas de mutirões de audiências e de expedientes, implantação de um módulo da Justiça Restaurativa e a criação de Programas Comunitários”. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:51h
Com informações do Jornal O Povo / Foto: Tadeu Nogueira