terça-feira, 16 de janeiro de 2018

SAÚDE EM EQUILÍBRIO: ALERTA PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS NAS FÉRIAS

Diversas infecções relacionadas às atividades de lazer ganham destaque com as férias escolares. Animais de estimação, viagens, alimentos habituais ou não, todos têm potencial para causarem doenças. 
Neste período os gastos calóricos e o risco de infecções respiratórias requerem alimentação balanceada, o que nem sempre é seguido, já que normalmente nas férias o que há é uma mudança na rotina da criança com refeições fora da hora, maior consumo de guloseimas, dormida mais tarde e esquecimento de tomar bastante líquidos. 
Com toda essa agitação a tendência é haver uma menor compensação de nutrientes e uma consequente vulnerabilidade do sistema imunológico, o que facilitará a contração de infecções e doenças, em especial aquelas relacionadas às vias respiratórias e gastrointestinais, bastante comuns durante o recesso escolar. 
As infecções alimentares, por exemplo, na sua grande maioria são relacionadas a alterações gastrointestinais, como vômitos, dor abdominal, diarreia e disenteria.  
Os pais precisam estar cientes de que boa alimentação e hidratação ajudam a reforçar o sistema imunológico e devem ter o cuidado de preparem sempre uma alimentação leve e saudável para seus pequenos, dando preferência ás vitaminas e minerais e evitando frituras e gorduras.  
E claro, em caso de dúvidas de algum sinal ou sintoma, deve-se procurar os profissionais competentes para os possíveis diagnósticos e tratamento. Na Clínica Equilibre Saúde você poderá agendar uma consulta pelo fone/whatsapp: (88) 9 9776-9284.
Gerfeson Vasconcelos (Diretor da Clínica Equilibre)