terça-feira, 23 de janeiro de 2018

SAÚDE EM EQUILÍBRIO: VOLTA ÀS AULAS - DICAS PARA O LANCHE DA ESCOLA

Está aberta a temporada de volta às aulas e com ela o retorno na rotina de muitos pais e/ou cuidadores que na correria do dia a dia acabam optando pela praticidade dos alimentos industrializados ao escolher o lanche da escola para os seus pequenos. Pensando nisso, a matéria desta semana alerta sobre a importância em se entender que o lanche escolar faz parte da alimentação habitual de uma criança e não pode ser visto como um momento de exceção, onde as guloseimas podem ser totalmente liberadas.
É preciso lembrar que na infância ocorre um intenso processo de crescimento e desenvolvimento físico e mental, e o lanche escolar necessita de uma elevada dose de energia e nutrientes.
A hora do recreio, além de ser fundamental para a socialização da criançada, também é um importante momento para uma alimentação balanceada. O lanche, quando composto por alimentos adequados, garante a energia e os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, resultando em um melhor desempenho escolar além de evitar hábitos alimentares inadequados que podem trazer prejuízos à saúde por toda a vida.
Assim, o melhor é oferecer alimentos mais verdadeiros como frutas, pães, bolos sem recheios, sementes, sucos naturais, biscoitos integrais, etc, e ficar atentos para algumas de nossas dicas de como montar a lancheira de uma maneira saudável:
. Fazer as compras com antecedência e se possível planejar o lanche com a criança;
. Se a lancheira não for térmica, utilize recipientes térmicos. Os lanches por exemplo, devem ser embrulhados em papel filme e depois colocados em potes de plásticos. Sucos e leite devem ficar em garrafas térmicas;
. Evitar a monotonia de opções. Procure variar o máximo as opções de lanches;
. Sempre que possível explique a criança sobre a importância de alimentos naturais e ofereça isso em casa também. Incentivo é tudo!
. Sempre coloque uma opção de fruta na lancheira (podendo ser também o suco da fruta).
. Se o lanche for biscoito ou bolachas, não colocar na lancheira o pacote inteiro. Apenas 5 unidades. Dê preferência os sem recheios;
. Coloque sempre uma garrafinha de água;
. Achocolatados possuem muita gordura e açúcar, devem ser consumidos eventualmente (1 a 2 vezes por semana);
. Usar um dia da semana livre e pedir sugestão de lanche à criança;
E para maiores esclarecimentos, marque já sua consulta nutricional na Clínica Equilibre Saúde, na rua 24 de maio, N° 916, Centro, Camocim: (88) 9 9776-9284 (celular / whatsapp).
Dra. Girlene da Costa Vasconcelos (Nutricionista)