quinta-feira, 1 de março de 2018

PREVISÃO DE SWELL EM CAMOCIM E JERI AGITA SURFISTAS E GERA ALERTA DA MARINHA

Os moradores do litoral Norte da região Nordeste, entre eles os das praias de Preá, Jeri, Camocim e Bitupitá, estão na expectativa da chegada, neste fim de semana, de um Mega Swell (ondas grandes e contínuas) vindo do Atlântico norte. Ele deverá ser um dos mais fortes já registrados nos últimos anos.
Sua formação está ocorrendo ao redor do núcleo de um poderoso ciclone extratropical com vendaval que excede em alguns locais os 80 quilômetros por hora. 
O período de pico deste swell, muito esperado por surfistas, fica entre 16 e 18 segundos quando chegar ao litoral. As informações acima são do site Surfguru. 
Apesar da beleza e adrenalina provocadas pelo fenômeno, todo cuidado é pouco. Segundo um alerta da Marinha do Brasil enviado ao blog, a ressaca do mar, com ondas de até 3,5 metros, que no geral ocorrerá entre RN e MA, começou nesta quinta-feira (01) e segue até a 0h do sábado (03).  
A Agência da Capitania dos Portos de Camocim recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nesses dias na área mencionada e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança. Nesta sexta-feira (02), em Camocim, a maré, com ondas de até 3,2m, estará em seu ponto máximo por volta das 17:30h. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:00h
Com informações adicionais do Surfguru