domingo, 18 de março de 2018

SEGUNDO ESTUDO, USO DE COCAÍNA ELEVA RISCO DE AVCI EM JOVENS

Apesar de relatos de casos há muito terem identificado uma associação temporal entre o uso de cocaína e o acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), poucos estudos epidemiológicos examinaram a associação do consumo de cocaína com o AVCI em adultos jovens em relação ao momento, via e frequência de uso.
Um estudo de caso-controle, de base populacional, com 1090 casos e 1154 controles foi feito para investigar a relação do consumo de cocaína e o início de um AVCI. Os casos de AVC ocorreram entre as idades de 15 e 49 anos, em hospitais de Baltimore, Washington D.C. 
Já ter usado cocaína em algum momento não foi associado ao acidente vascular cerebral, com 28% dos casos e 26% dos controles relatando já terem usado a droga em algum momento da vida. Em contraste, o consumo recente de cocaína, nas últimas 24 horas que antecederam o AVC, foi fortemente associado ao aumento do risco de acidente vascular. Dos 26 pacientes que usaram cocaína dentro de 24 horas antes do acidente vascular cerebral, 14 relataram o uso dentro de 6 horas antes do início do evento.
Os dados do presente estudo são consistentes com uma associação causal entre o uso recente de cocaína e o risco de um AVC isquêmico em jovens.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:34h
Com informações do News Med 

Nenhum comentário: