quarta-feira, 9 de maio de 2018

MARCOS COELHO VOTA CONTRA CONVÊNIO DE CAMOCIM COM SANTA CASA

A Câmara de Vereadores de Camocim aprovou, por 13 votos a 1, durante sessão legislativa realizada na última sexta-feira (04), projeto de lei de autoria do poder executivo, que autoriza o município de Camocim a firmar convênio no valor de R$ 300 mil reais, com a Santa Casa Misericórdia de Sobral, visando atender moradores da cidade sem condições financeiras de recorrer à rede particular de saúde. 
O projeto foi acatado pela situação e oposição, com exceção do Vereador Marcos Coelho (PSDB), que resolveu votar contra o convênio, alegando não saber dos critérios que serão adotados, acrescentando que tal convênio só surgiu agora, na gestão da Prefeita Monica Aguiar (PDT). 
Por sua vez, Emanoel Vieira, líder do governo municipal no legislativo, rebateu dizendo que não há como ter critérios, até porque a Prefeita Monica não vai adivinhar quem vai adoecer, quebrar uma perna, passando a precisar assim ser atendido na Santa Casa. 
Além disso, Vieira disse que Marcos Coelho não pesquisou a fundo a questão, já que convênio semelhante existe desde os tempos do ex-prefeito Chico Vaulino (chefe político de Marcos). 
Já o Vereador Ismael Pinheiro, Presidente da Comissão de Saúde, que além disso é Médico, explicou que o valor de R$ 300 mil reais é uma suplementação de uma verba federal que existe com essa finalidade. 
"É simplesmente uma compensação, já que todos nós sabemos que o Governo Federal fica em defasagem na passagem de verba para o Governo Estadual e, por conseguinte, sobra para os municípios. Todos os municípios, não é apenas Camocim, fazem essa suplementação para bancar cirurgias de alta complexidade, como as cardíacas, por exemplo", disse Ismael. 
"Lamento a posição do Vereador Marcos Coelho ao votar contra a população de Camocim, sobretudo a mais carente", disse o Vereador César Veras. Mesmo com todas as explicações, o Vereador Marcos Coelho seguiu votando contra. Ninguém de sua bancada apoiou seu posicionamento. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:25h
Atualizando às 14:28h de 10/05/2018 - Sobre a matéria acima, o Vereador Marcos Coelho enviou a seguinte nota: 
Editor do Respeitável Blog Camocim Online
- Sobre a matéria "Marcos Coelho vota contra convênio de Camocim com a Santa Casa", postada em 09/05/2018, solicito, em respeito aos seus milhares de leitores, o seguinte Direito de Resposta:
1° -  o Convênio com a Santa Casa nunca existiu nos 5 anos das duas Administrações da Prefeita Mônica Aguiar.
2° -  É de se estranhar, que somente agora, em período pré-eleitoral à renovação do mandato de seu esposo, Deputado Sérgio Aguiar, que a Prefeita Monica Aguiar, tenha visto a necessidade de realizar tal convênio com a Santa Casa.
3°- solicitamos, mas foi negado, que o Secretário Municipal de Saúde e a Diretor da Santa Casa, fossem à Câmara de Vereadores, para explicar a necessidade e os critérios daquele repentino convênio.
Portanto, ficou claro, que os cidadãos e as cidadãs Camocinenses só "têm direito" ao convênio com a Santa Casa, em véspera de eleição, o que é vergonhoso para a atual Administração Municipal.
Grato pela publicação.
Marcos Coelho (Vereador)