terça-feira, 3 de julho de 2018

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMOCIM

A Prefeitura Municipal de Camocim realizará, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a Conferência Municipal de Educação: “Avaliar e monitorar as conquistas alcançadas em consonância com o Sistema Nacional de Educação”, etapa municipal da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018, que acontece a cada quatro anos.
O evento acontecerá no dia 04 de julho, das 8:00h às 15:00h, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Monsenhor Expedito da Silveira Sousa, com a participação de gestores escolares, professores, funcionários, pais e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além de representantes das demais secretarias municipais, Câmara Municipal, Ministério Público, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Agentes de Saúde, Sindicatos, Igrejas, CDL/ comerciantes locais e membros da sociedade civil.
A prefeita Monica Aguiar optou pela realização da conferência, por considerar a importância da discussão, a partir da implementação das metas do Plano Municipal de Educação, como estratégia concreta para melhor contribuir com o monitoramento das metas decenais do Plano Nacional de Educação, que completa em 2018 seus primeiros quatro anos de execução.
Também será uma oportunidade ímpar e valiosa para atualizar e envolver todos os atores da comunidade escolar de Camocim e da sua sociedade de modo geral, no conhecimento e debate em torno dos grandes temas que atualmente fazem parte da agenda educacional, tanto no âmbito local, como estadual e nacional.
Neste sentido, a programação da conferência está organizada nos seguintes momentos: abertura oficial pelas autoridades locais, palestra magna sobre o tema da CONAE 2018, leitura e aprovação do regimento, organização dos grupo para discussão dos oito eixos temáticos e eleição dos delegados e suplentes para a etapa estadual do Ceará da CONAE 2018, que acontecerá em agosto, em Fortaleza.
A etapa nacional da CONAE 2018, terá como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
A decisão foi referendada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) que é o órgão responsável pela organização das conferências nacionais de educação. O objetivo geral da CONAE 2018 será, portanto, monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações.
Secretaria Municipal da Educação de Camocim