sexta-feira, 13 de julho de 2018

IBGE LISTA GRANJA ENTRE AS 39 CIDADES DO CE COM ÁREAS DE RISCO

O município de Granja tem áreas de risco suscetíveis a condições hidrometeorológicas e climáticas adversas capazes de gerar desastres naturais como inundações, enxurradas, deslizamentos e desabamentos. 
É o que aponta a pesquisa inédita “População em áreas de risco no Brasil”, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgada na semana passada.   
Ao todo, somente no Ceará, são 316 áreas de risco em 39 cidades. Na zona norte, além de Granja, Meruoca, Moraújo e Sobral estão na lista. No Nordeste, o Estado fica em 4º lugar.
Conforme o estudo, 9,1% da população nordestina exposta em áreas de risco é de crianças menores que 5 anos, e 8,4% têm mais de 60 anos. Essas são consideradas as faixas etárias mais vulneráveis a desastres, por necessitarem de cuidados especiais, em razão da maior dependência para locomoção autônoma e menor capacidade de resistir a possíveis ferimentos. 
Em Granja, por exemplo, a cada inverno, o estrago só aumenta, com moradores desabrigados e casas atingidas (foto). Apesar da tragédia anunciada anualmente, nenhuma obra de contenção é executada pela Prefeitura Municipal. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:56h
Com informações do DN