sexta-feira, 27 de julho de 2018

MAIOR ECLIPSE DO SÉCULO SERÁ VISTO EM CAMOCIM NESTA SEXTA

Preparem suas câmeras. Nesta sexta-feira (27), a beleza da Lua Cheia estará ainda mais em destaque em Camocim. Ela virá acompanhada do eclipse mais longo do século XXI. O fenômeno deve durar cerca de duas horas quando, na maioria das vezes, são apenas alguns minutos.
Em todo o Ceará, de acordo com o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf), a Lua deve nascer às 17h37, já eclipsada; e deve permanecer assim, em sua totalidade, até às 18h13, com 36 minutos de eclipse total. A partir dessa hora, a Lua ficará em eclipse parcial até as 19h19. De acordo com o presidente do Casf, Hilbernon Almeida, o melhor horário para ver o eclipse a olho nu é entre 17h40 e 18h. Em todo o Brasil, o início da fase total do eclipse é as 16h30, no horário de Brasília, e terá uma hora e 40 minutos de duração.
A grande novidade, no entanto, não se restringe apenas ao tempo de duração do fenômeno. É que junto ao eclipse, o planeta Marte vai aparecer ao pôr do sol e ficar visível a olho nu durante a noite inteira ao lado da Lua, até o nascer do sol de sábado (28).
O fenômeno, chamado de Oposição de Marte, acontece a cada dois anos e meio, quando a Terra e o planeta avermelhado se encontram em pontos da sua órbita. Privilegiada até nisso, a imensa orla de Camocim será o melhor ponto de observação de mais esse espetáculo da natureza.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:36h
Com informações adicionais do O Povo Online