sábado, 29 de setembro de 2018

CAMOCIM, 139 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - POR CARLOS AUGUSTO

Apesar da data comemorativa marcar 139 anos, a história de Camocim remonta ao século XVI com os primeiros registros de portugueses, franceses e holandeses buscando por aqui riquezas da época que a natureza dispunha, num tempo em que se tentava a colonização da Capitania do Ceará. Ficou para a cronologia histórica, no entanto, a chegada da família de Gabriel Rodrigues da Rocha para explorar o nosso porto e a tentativa de aldeamento dos índios Tremembés no final do século XVIII (1792). Já no século XIX, como nos diz o Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes:  
 Entre 1838 a 1873, diversas famílias, inclusive algumas imigradas do interior, fixaram-se na região, atraídos pelo litoral, onde esperavam encontrar terras férteis. (...) De simples distrito policial, criado por volta de 1868, passou Camocim à categoria de distrito de paz, em 1878, e um ano depois a Município”.
Seguindo, portanto, essa evolução política, o município de Camocim foi criado pela Lei Provincial Nº 1849, de 29 de setembro de 1879, ainda no tempo do Império. Antes disso, éramos distrito de Granja, com o nome de Barra do Camocim.
Contudo, o processo de constituição e criação de um município, encerra outras etapas para se efetivar o seu pleno funcionamento. 
Neste sentido, três anos depois, em 5 de setembro de 1882, foi instituída a Freguesia de Camocim sob a invocação de Bom Jesus dos Navegantes, que, embora sendo uma divisão administrativa do ponto de vista eclesiástico (criada por Lei Provincial nº 2007, canonicamente instituída por provisão de 19 de janeiro de 1883) tem uma relação com o aspecto administrativo do município, visto que a abrangência da Freguesia tem o mesmo limite territorial. Naquela data foi nomeado nosso primeiro pároco, Padre Leandro Teixeira Pequeno.
Posteriormente, em 8 de janeiro de 1883, a então sede do recém criado município, foi elevada à categoria de Vila. Neste momento, nos passamos a chamar Villa de Camocim. Dez anos depois de criado o município de Camocim e cinco anos depois de vila, em 17 de agosto de 1889, a então vila foi elevada à categoria de cidade pela Lei Provincial Nº 2162. 
Temos, portanto, mais do que uma data a comemorar: 29 de setembro (criação do município); 05 de setembro (Freguesia) e 17 de agosto (cidade).
Com relação aos símbolos municipais, a nossa atual bandeira foi institucionalizada pela Lei Municipal Nº 331, de 20 de Maio de 1976.  
Carlos Augusto Pereira dos Santos (Historiador)
Fonte: 1º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, p.34v-35.
Arquivo da Câmara Municipal de Camocim