terça-feira, 9 de outubro de 2018

CAMOCIM: INCÊNDIOS CRIMINOSOS SEGUEM DESAFIANDO DEFESA CIVIL

Ano após ano, entre os meses de julho e dezembro, quando o tempo fica mais seco, o vento forte e o sol cada vez mais brilhante, incêndios passam a ser corriqueiros nas cidades cearenses. 
Porém, muitos deles não surgem do nada. São frutos de ações criminosas.
Muitos preferem chamar de costume. Mas na legislação, o ato de queimar lixo ou terreno para plantio, é tratado como crime contra o meio ambiente. E recebe esse nome porque, na maioria das vezes, coloca pessoas e patrimônios em risco.
Em Camocim, isso não poderia ser diferente. Com ventos ainda mais fortes por causa de sua geografia litorânea, a cidade sofre todos os anos com queimadas irresponsáveis.
O fogo é combatido na cidade pela Defesa Civil Municipal. O órgão, que é acionado por meio do telefone 3621-1522, tem agido bravamente, mas precisa ser dotado de mais equipamentos e treinamento compatíveis com este tipo de ocorrência. Isso fica mais fácil quando, no caso, é de conhecimento de todos o período propício a incêndios. 
Sobre o crime ambiental, causado por queimadas de lixo ou terreno, a pena pode chegar a 4 anos de reclusão. 
Se você quer se desfazer de lixo ou de folhas que caem no seu terreno, há alternativas limpas e corretas, tais como: 
Enterrar o lixo em cova rasa, pois assim ocorre a oxigenação e a decomposição para fertilizar o solo; Usar o lixo orgânico em compostagem; Se forem em pequenas quantidades, os ramos podem ser quebrados e ensacados junto com as folhas para o lixeiro levar; Se o lixo for em grande quantidade, contrate uma caçamba.
Se você testemunhar alguém colocando fogo em lixo, converse com a pessoa e a informe que a prática é ilegal. Se ela não quiser colaborar, você pode fazer uma denúncia pelo 190 ou na Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Sepharma). 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:16h