terça-feira, 30 de outubro de 2018

SUGESTÃO DO BLOG PREVÊ MAIS ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS EM CAMOCIM

A cidade de Camocim precisa de mais estações pluviométricas. Essa sugestão foi dada por nós ainda no ano passado. 
No nosso entender, o município não tem como analisar, no todo, a quantidade de chuvas que caem em todo o seu território. 
Isso prejudica, por exemplo, a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura. 
Camocim possui apenas uma estação pluviométrica autorizada a enviar dados para a Funceme. De propriedade do Pesquisador Luiz Gonzaga, ela fica localizada no centro da cidade e fornece, com exatidão, o índice pluviométrico da zona urbana.    
Ou seja, no final de cada período invernoso, sabe-se com precisão quanto choveu na sede, porém, não há dados sobre a zona rural. 
Em 2017, ao entrevistar o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), sugerimos esforços, por parte dele, para ampliação desse importante serviço para o Distrito de Guriú e Praia do Maceió. Além de acatar a ideia, ele citou o Distrito de Amarelas como outra área que deveria ser beneficiada. 
Como não estamos tão longe assim do inverno de 2019, gostaríamos que tal sugestão saltasse da teoria para a prática, mesmo que seja, de início, de forma parcial. Dessa forma passaríamos a saber como se comporta o inverno em locais nunca antes monitorados. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:27h
Foto meramente ilustrativa