sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CENTENÁRIO DO ARMISTÍCIO: MARINHA INICIA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Para os leitores que acessam o blog a partir do Rio de Janeiro, eis uma bela programação para este final de semana: 
A Marinha do Brasil iniciou, na manhã desta sexta-feira (09), as comemorações alusivas ao Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial com uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais na praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro (RJ). 
Em continuidade à celebração da data no dia 11 de novembro, acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro uma programação cultural especial no entorno da praça Mauá. 
No Píer Mauá, a Fragata “União” (foto) e um blindado do Corpo de Fuzileiros Navais estarão abertos para a visitação pública. No Espaço Cultural da Marinha serão oferecidos, a preço de custo, passeios marítimos pela ilha fiscal e pela Baía de Guanabara a bordo de um navio da Primeira Guerra, no qual haverá uma exposição sobre o Armistício.
Sobre a data
No dia 11 de novembro de 1918 firmou-se, na França, o armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial. O conflito, que durou 4 anos, matou em torno de 10 milhões de pessoas. 
O Brasil entrou oficialmente na Primeira Guerra Mundial em 26 de outubro de 1917, após ter navios mercantes torpedeados pelos alemães. 
Além da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), coordenada pela Marinha do Brasil e criada para empreender ações antissubmarino na Costa Ocidental do Continente Africano, o Brasil também enviou aviadores navais para operarem junto à Força Aérea Britânica e uma Missão Médica Militar que mobiliou um hospital de campanha na França.
Confira AQUI a programação completa. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:37h