quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ENTENDA COMO A VISÃO PODE SER PREJUDICADA PELA DIABETES

Em alusão à importância da prevenção à diabetes, acontece nesta quarta, 14, o Dia Mundial de Diabetes. 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente, o País registra mais de 13 milhões de portadores de diabetes. Doença crônica e sistêmica que afeta múltiplos órgãos do corpo humano, influenciando especialmente olhos e rins, a patologia manifesta-se quando o organismo não produz insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, de maneira suficiente ou não consegue administrá-la adequadamente.
O aparecimento de imagens turvas no campo de visão do paciente, variação no grau do óculos e catarata precoce são algumas das manifestações oftálmicas mais comuns em pacientes diabéticos. 
Mas casos mais graves podem resultar em glaucoma ou, até mesmo, perda total da capacidade de enxergar. O processo, no entanto, ocorre de forma lenta, e as chances de reversão são diretamente proporcionais à precocidade com a qual o paciente descobre o problema. A oftalmologista Socorro Carvalho sugere que, para evitar consequências graves ao aparelho ocular, pacientes diabéticos acompanhem regularmente os níveis de glicose e monitorem impactos resultantes das taxas de açúcar no sangue.
A avaliação do paciente diabético com o oftalmologista, aponta a médica, precisa ser anual, independente da necessidade de troca de óculos. Saiba mais AQUI
Postado por Tadeu Nogueira às 09:43h
Com informações do Jornal O Povo