quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

CAMOCIM TEM O DEZEMBRO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 40 ANOS

Faltando ainda 4 dias para seu término, o mês de dezembro de 2018, com 133 milímetros registrados até a manhã desta quarta-feira (26), entra para a História, já podendo ser considerado, com folga, o mais chuvoso dos últimos 40 anos. 
O levantamento foi feito pelo Camocim Online, levando em conta as informações oficiais da Funceme, ano a ano, desde 1978. 
Nessas 4 décadas, o dezembro que mais se aproximou foi o de 1998, há 20 anos, quando choveu 84 mm. Em quase 90% dos anos pesquisados, não caiu uma gota sequer no município. 
A média histórica de dezembro em Camocim, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 17.8 mm. Com as chuvas caídas até agora, o aumento já chegou a 649%.  
De acordo com o pesquisador e colaborador do blog, Luiz Gonzaga, a maior precipitação deste mês ocorreu na madrugada do último dia 23. Foram 40 mm. 
As precoces chuvas que caem em Camocim e região criam uma boa expectativa em torno do período invernoso que se aproxima. Por outro lado, principalmente em relação aos que vivem da agricultura, ainda é cedo para afirmar se estamos diante de um bom inverno. 
O atípico cenário segue sendo resultado da maior influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
Em 2017, por exemplo, Camocim cravou sua média história anual, ao registrar 1130.6 milímetros. Nesse mesmo ano, em dezembro, choveu 19 mm. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:28h
Foto: Tadeu Nogueira